Melhores estratégias de marketing digital para e-commerce

16 de setembro de 2024
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16 de setembro de 2024 mandabem

No competitivo universo do e-commerce, destacar-se é mais do que necessário para atrair e reter clientes. A internet, presente no cotidiano de todos, transformou o modo como as pessoas compram, pesquisam e interagem com marcas. Mesmo aqueles que preferem visitar lojas físicas acabam sendo influenciados pelo ambiente online. 

Por isso, implementar estratégias de marketing digital para o seu e-commerce ajudará a sua marca a ser vista e escolhida. Pensando nisso, separamos 10 dicas simples e práticas para você aplicar ainda hoje. Confira!

Veja 10 dicas de marketing digital para o seu e-commerce

Aprenda a usar estratégias de marketing digital para atrair clientes e aumentar as vendas do seu e-commerce.

1 – Pesquise, organize e elabore um plano de negócio

O primeiro passo é definir objetivos, metas e ações de curto, médio e longo prazo para direcionar melhor seus recursos e estratégias de marketing digital. Você pode se perguntar:

  • Quero atrair mais clientes em qual canal? 
  • Quero fazer mais vendas onde? 
  • É mais importante que a minha marca seja encontrada no Google ou no Instagram? 

Depois que fizer isso, você estará pronto para seguir em frente. 

2 – Profissionalize e otimize a navegação do seu site ou loja virtual

Invista em segurança e garanta um design responsivo com boa velocidade de carregamento, caso você tenha um site. Se precisar de ajuda de um profissional, não hesite em procurar. Pois, a segurança é um fator decisivo na hora da compra. 

Além disso, publique depoimentos e informações precisas, assim novos clientes terão uma prova social de que a sua loja é confiável. 

3 – Valorize o seu produto

O que é bonito precisa ser mostrado! Por isso, invista em fotos de alta qualidade para mostrar seus produtos, utilize descrições detalhadas sobre a fabricação, atribua uma precificação adequada e inclua sugestões de uso.

Lembrando que isso vale para todos os canais onde você vende, seja uma plataforma, um site ou suas redes sociais. 

4 – Entenda e utilize a jornada do consumidor

A jornada do consumidor é como um caminho que uma pessoa percorre desde o momento em que descobre um produto até o momento em que decide comprá-lo. Vamos usar um exemplo prático para entender isso melhor:

  • Facilite a descoberta: use anúncios e redes sociais para que as pessoas conheçam seus produtos;
  • Desperte interesse: ofereça informações detalhadas e atrativas, como descrições, fotos e vídeos;
  • Ajude na consideração: destaque os diferenciais do seu produto e mostre avaliações de clientes satisfeitos;
  • Facilite a decisão: ofereça um processo de compra simples e seguro, com diferentes opções de pagamento.
  • Cuide do pós-compra: garanta um bom atendimento ao cliente e incentive feedbacks para melhorar continuamente.

5 – Invista em marketing de conteúdo

Crie conteúdos relevantes para se relacionar e captar leads, utilizando redes sociais e blogs para mostrar a autoridade do seu e-commerce.

Aqui entram postagens sobre os diferenciais dos seus produtos, sugestões de uso e até mesmo a história da sua marca. Também não esqueça de incluir depoimentos, fotos e vídeos dos seus produtos. 

6 – Utilize comunicação recorrente

Nada melhor do que estar próximo do seu cliente para fidelizá-lo. Mas é importante ressaltar: não force a barra! Mantenha um relacionamento próximo com respeito. Por exemplo, você pode oferecer exclusividade em ofertas e promoções.

E tudo isso pode ser feito de forma simples por canais e grupos no WhatsApp, redes sociais, email marketing, entre outros. Escolha o meio que mais se adequa ao perfil do seu público. 

7 – Conheça e utilize os gatilhos mentais

Sabe aquela ajudinha para fechar uma venda que você precisa às vezes? Os gatilhos mentais podem te ajudar. Eles são técnicas que usamos para influenciar as decisões das pessoas. Além disso, eles ajudam a criar um ambiente onde as pessoas se sentem mais inclinadas a agir de determinada forma, como fazer uma compra ou tomar uma decisão. 

Veja alguns exemplos: 

  • Últimas unidades! Compre agora antes que acabe.
  • Promoção válida somente hoje! Não perca!
  • Ganhe um brinde exclusivo ao fazer sua primeira compra.

Mas vale lembrar que você precisa ser honesto, por isso use somente de forma ética e verdadeira. Outro ponto importante é que você precisa entender o que motiva os seus clientes para poder usar os gatilhos certos. Para isso, você pode ir testando e avaliando qual tem melhor resposta com o seu público. 

8 – Otimize seu site para mecanismos de pesquisa

Se você utiliza um site, é preciso que ele esteja otimizado. Mas o que isso significa? O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas e estratégias que dão mais visibilidade para o seu site nos buscadores, como o Google. 

Na prática, significa você usar descrições detalhadas dos seus produtos com palavras-chave, que são aquelas que as pessoas usam nos buscadores na hora da pesquisa, por exemplo. 

9 – Proporcione uma excelente experiência pós-venda

A sua venda não acaba depois do pagamento! É preciso investir em relacionamento com o seu cliente. De acordo com um artigo da Invesp, atrair um novo cliente custa 5 vezes mais do que manter um atual. Sem contar que as chances de vender novamente para um consumidor que já faz parte da sua carteira é de 60% a 70%, enquanto para um prospect é de somente 5% a 20%.

Além disso, segundo uma pesquisa da Opinion Box , 71% dos brasileiros recomendam marcas para amigos e familiares quando ficam satisfeitos. Por isso, mantenha a experiência positiva após a compra com estratégias de marketing digital para redes sociais e outros canais. 

Outro fator que deve ser considerado na pós-venda é a logística reversa. Um estudo realizado pela Ebit revelou que 92% dos compradores tendem a retornar a uma loja virtual se tiverem uma experiência positiva no processo de troca de produtos. Para atender essa demanda, você pode contar com a Manda Bem! Com a logística reversa, você deixa sua loja online mais profissional e ainda fideliza seus clientes. 

10 – Monitore seus resultados

E por fim, mas não menos importante, monitore sempre suas métricas nas redes sociais, sites, plataforma ou o que você utilizar na sua estratégia de marketing digital para e-commerce.

Veja onde você pode melhorar e o que está dando certo para ser mantido. Seguindo essas dicas de forma simples e prática, você poderá melhorar a performance do seu e-commerce e aumentar suas vendas. Gostou desse conteúdo? Então aproveite para enviar para aquele amigo ou amiga empreendedor(a) que pode estar precisando!

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