Logística para e-commerce: conheça a importância e como otimizar

1 de agosto de 2024
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1 de agosto de 2024 mandabem

O comércio online está em plena expansão, porém pensar a logística para o e-commerce é um desafio para muitos empreendedores. Para que se possa obter sucesso, é preciso conhecer a importância da logística para e-commerce e desenvolver estratégias eficientes. Todo o processo precisa ser bem planejado para conquistar o cliente e fidelizá-lo.

Apesar das muitas etapas, é possível otimizar a logística e garantir bons resultados para o negócio. Pensando nisso, separamos algumas dicas práticas para te ajudar. Acompanhe!

O que é logística para e-commerce?

Com o crescimento das vendas on-line, a logística para o e-commerce é um fator fundamental para o sucesso e a satisfação do cliente.

Ela abrange o planejamento, a execução e o controle de diferentes atividades, desde o armazenamento até a entrega ao consumidor final.

 Qual é a importância da logística para o e-commerce?

Independente do tamanho da empresa, o cliente precisa ser bem atendido e sentir confiança de que o seu pedido chegará com segurança e no prazo. Por isso, a logística é importante para que todas as etapas ocorram da melhor forma possível.

Não dar a devida atenção ao bom funcionamento da logística pode resultar em mais custos com erros, insatisfação dos clientes e atraso de processos. Somente com um bom planejamento logístico, o empreendedor conseguirá ter uma loja estruturada, com capacidade de fidelização e de cumprir prazos.

Outras vantagens em um investir em uma boa logística para e-commerce incluem:

  • Controle do valor do frete;
  • Controle do estoque:
  • Previsibilidade no prazo de entrega;
  • Garantia de bom atendimento ao cliente.

Como otimizar a logística para e-commerce

Otimizar a logística para e-commerce pode ser desafiador, porém é essencial para garantir bons resultados. A seguir, separamos algumas dicas de como otimizar esse setor. Confira!

Armazenamento de produtos: o local de estoque deve ser bem organizado e separado por categoria. Produtos sensíveis e perecíveis precisam de atenção especial para cumprir os requisitos necessários para a armazenagem.

Controle de estoque: o uso de planilhas pode ser vantajoso para quem está começando a empreender e depende de um estoque pequeno. No entanto, quando as vendas aumentam, é necessário ter um programa de controle de estoque. Um sistema ajudará a otimizar o trabalho, evitar falhas humanas e oferecer mais controle, desde a data de entrega até o volume de vendas.

Plataformas eficientes: utilizar uma plataforma que oferece boa navegação, rapidez de carregamento e facilidade para encontrar informações, influencia na decisão de compra. Uma plataforma que faz integração com um sistema de gestão de estoque otimiza o trabalho do setor de logística e melhora o desempenho de toda a equipe envolvida no processo.

Opções de frete: opte por uma solução que te possibilite reduzir custos ao máximo possível e tenha um serviço de qualidade. Se você já utiliza os Correios, experimente começar com a Manda Bem, a plataforma de intermediação logística que também trabalha com esse mesmo serviço, porém com custos muito mais atrativos. Na Manda Bem seus fretes podem ter descontos de até 80%. Sem falar nos benefícios exclusivos que só a Manda Bem pode oferecer.

Logística reversa: a possibilidade de o cliente trocar ou devolver um produto faz com que ele se sinta mais seguro para realizar a compra. Dessa forma, é importante que o seu e-commerce ofereça a opção de logística reversa.

Na Manda Bem você tem a praticidade desse serviço diretamente na nossa plataforma. Tudo o que você precisa fazer é dar apenas alguns cliques e informar o código de reversa para o seu cliente, é tudo muito simples e prático. Após ter posse do código, o seu cliente deverá ir até uma agência dos Correios mais próxima, com o produto embrulhado em embalagem adequada e informar o código no balcão. A impressão da etiqueta de reversa será gerada pelos Correios.

Atendimento: a qualidade no atendimento é um fator importante para a decisão de compra. Ainda mais para o e-commerce, o consumidor deve ser bem atendido, já que ele pode trocar a loja com apenas alguns cliques.

Prazo de entrega: é preciso estabelecer datas realistas no que diz respeito aos prazos de entrega, somente assim é possível ganhar a credibilidade dos consumidores. Além disso, oferecer formas de rastrear os pedidos e verificar o processo de entrega é essencial para a satisfação do cliente.

Seguindo essas dicas, seu negócio estará mais preparado para enfrentar os desafios logísticos. Continue acompanhando nosso blog para mais informações e atualizações sobre e-commerce, vendas e logística!

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