Uma ferramenta cada dia mais versátil, o WhatsApp continua relevante para todos e, em especial, para os negócios. Falar por ele com os clientes da sua empresa é algo que se tornou absolutamente comum nos últimos tempos.
No entanto, é preciso cuidado para atingir o consumidor de forma estratégica e jamais sobrecarregá-lo.
Pense comigo: das empresas que entram em contato com você, quantas delas conseguem realmente prender a sua atenção?
Para captar o consumidor, sua marca deve ter em conta suas reais necessidades e ser certeira na abordagem dessa comunicação. Levando isso em conta, trazemos dicas de como vender mais e melhor utilizando as facilidades do WhatsApp.
WhatsApp Business
O WhatsApp Business funciona de forma semelhante ao aplicativo que você já conhece, com recursos adicionais para empresas, como a criação de mensagens automáticas, de etiquetas que permitem separar seus contatos por categorias e de uma vitrine virtual com as principais informações sobre os seus produtos.
Vitrine virtual
Uma das ferramentas que podem ser exploradas é a criação de uma vitrine virtual da sua empresa, catalogando os produtos e serviços oferecidos. Por lá, é possível exibir seus produtos com imagens, descrição e valores.
Lista de transmissão
O recurso da lista de transmissão é importante para manter contato com seus clientes, deixando-os a par das novidades sobre a sua empresa. Para que funcione bem, você deve solicitar que seus clientes tenham seu número salvo e, a partir daí, segmentá-los por, por exemplo, interesse ou estágio no funil de vendas.
Explorando as funcionalidades dessa importante ferramenta, você contacta sua clientela e, além de deixá-la a par das opções de produtos, cria mais um canal de comunicação múltiplo e funcional, que só somará à sua estratégia de marketing.
Segmentação
Este tópico fala de uma tendência geral do mundo online, a personalização. Quanto mais você acerta nos desejos do seu público-alvo, maiores as suas chances de conversão. Não se deve enviar mensagens em massa, ao contrário, o ideal é direcionar seus produtos para clientes em listas segmentadas. No WhatsApp Business, é possível criar etiquetas com esse objetivo.
Atendimento
Dentro do aplicativo, você pode produzir mensagens automáticas de saudação, informando também sobre os seus horários de atendimento. Todas essas informações devem ser exibidas com clareza, assim como o entendimento de que sua empresa retornará o contato o mais rápido possível.
Envio de links
Você pode aproveitar o contato com o cliente, e por ali mesmo, enviar um link de pagamento. Para preservar o meio de atendimento, enviar um link pelo WhatsApp Business evita criar ruídos na transação ou dar mais trabalho ao consumidor ao pedir para ele mudar de canal.
Anúncios
Assim como no Facebook ou Instagram, é possível criar anúncios na ferramenta. De forma simples, você pode acessar um item da sua sessão “Catálogo” e escolher a oferta que deseja ser impulsionada.
Seja o diferencial
Explorando as funcionalidades dessa importante ferramenta, você contacta sua clientela e, além de deixá-la a par das opções de produtos, cria mais um canal de comunicação múltiplo e funcional, que só somará à sua estratégia de marketing.
E isso serve para as vendas de fim de ano e também para as que virão em 2024. O céu é o limite para quem segue as boas práticas do WhatsApp, que está sempre evoluindo.