O e-commerce continua crescendo rapidamente no Brasil e no mundo. Só para você ter uma ideia, em 2022, o comércio eletrônico brasileiro movimentou R$161 bilhões, um aumento de 26,9% em relação a 2021.
Mas será que ainda vale a pena investir nesse modelo? Vamos explorar os motivos e desafios para montar um e-commerce de sucesso. Boa leitura!
Principais vantagens do e-commerce
Para começar a avaliar o modelo de negócio, vamos primeiro conhecer as vantagens.
Maior alcance do que outros modelos
O comércio eletrônico permite que você venda seus produtos para pessoas de todo o Brasil e até do mundo, eliminando as barreiras geográficas. Assim, você tem um mercado potencialmente ilimitado para seu negócio.
Custos reduzidos
Comparado a uma loja física, o e-commerce requer menos investimento inicial, uma vez que você não precisa pagar aluguel ou manter um grande estoque físico, o que reduz os custos operacionais.
Conveniência para os clientes
Os clientes podem fazer compras a qualquer hora e de qualquer lugar, oferecendo uma experiência de compra conveniente e acessível. Dessa forma, a probabilidade de vendas recorrentes e fidelização é maior.
Principais desafios do e-commerce
Agora que você já conhece as vantagens, também é preciso conhecer os desafios. Para isso, separamos os principais deles, acompanhe:
Investimento em marketing
Para que sua loja online seja conhecida, é necessário investir em marketing digital e publicidade. Para isso, você pode contar com estratégias como SEO, Google Ads e redes sociais, que são fundamentais para atrair clientes.
Atendimento ao cliente
Um bom atendimento ao cliente é indispensável para manter a satisfação e fidelidade. Por isso, você deve oferecer suporte rápido e eficiente, além de diferentes opções de atendimento.
Adaptação às tendências do mercado
O mercado de e-commerce está em constante evolução, assim, é essencial estar atento às novas tendências e adaptar sua loja para se manter competitiva.
Depois de conhecer as vantagens e os desafios, fica claro que o e-commerce na prática ainda vale a pena. Ainda mais se considerarmos a onipresença da internet e dos dispositivos móveis. Nesse cenário, os consumidores têm à disposição uma plataforma de compras disponível 24 horas por dia, trazendo conveniência e flexibilidade sem igual. Mas você deve estar pensando: por onde começar?
Continue a leitura que separamos algumas dicas para te ajudar!
Dicas práticas para um e-commerce de sucesso
A seguir, veja dicas práticas para começar um e-commerce na prática.
1 – Escolha um nicho de mercado
Focar em um nicho específico pode ajudar a diferenciar sua loja e atrair um público mais segmentado. Além disso, não esqueça que produtos ou serviços de qualidade são fundamentais para conquistar e manter clientes.
2 – Invista em uma plataforma profissional
Escolha uma plataforma de e-commerce que seja flexível e atenda às suas necessidades. Hoje em dia, existem várias opções que facilitam a criação e gestão de uma loja virtual. Inclusive, a Manda Bem tem integração com as melhores do mercado para te ajudar.
Lembrando que dependendo do seu nicho, você pode utilizar as próprias redes sociais para divulgar e vender os seus produtos.
Formas de pagamento variadas
É importante oferecer formas de opções de pagamento variadas, especialmente o cartão de crédito. Na pesquisa “Meios de Pagamento 2023”, do Opinion Box, o cartão de crédito aparece como o método mais utilizado pelos brasileiros nas lojas físicas e no e-commerce
Ofereça um frete barato e eficiente
O frete pode ser um fator decisivo para a compra. Quantas vezes você mesmo já não colocou itens no carrinho e na hora de ver o frete desistiu da compra? Por isso, invista em um frete barato e eficiente.
Por exemplo, a Manda Bem é uma intermediadora logística que ajuda empreendedores online a enviar seus produtos com descontos de até 80%! Com a parceria com os Correios, você pode enviar seus produtos para todo o Brasil por um valor muito mais acessível.
Portanto, se você está pensando em entrar no comércio eletrônico ou até já tem seu negócio, siga essas dicas. Lembrando que sempre trazemos atualizações e novidades sobre o e-commerce, por isso continue acompanhando nosso blog e também nos siga nas redes sociais!