Por que vender semijoias online é uma boa ideia?
Quando você vende semijoias online, há a oportunidade de alcançar pessoas com sua marca no mundo todo. Vender semijoias online pode ser muito rentável, já que não exige muito investimento inicialmente. Além disso, o mercado de joias tem vários nichos selecionados para explorar e encontrar um lugar para você.
Segundo a Statista, estima-se que o mercado global de joias/semijoias tenha um aumento significativo até 2025, de US$ 230 bilhões em 2020 para US$ 292 bilhões. Na categoria que engloba joias, semijoias, bijuterias e acessórios em geral, a previsão é de que o comércio online chegue a US$ 19,88 bilhões até 2024.
Busque inspiração em lojas online de semijoias
Antes de construir sua loja, dê uma olhada no que os principais players já estão fazendo. Com essa perspectiva, você sairá inspirado com recomendações valiosas para integrar à sua própria marca.
Ao fazer este exercício, observe como diferentes sites se concentram nos seguintes atributos:
- Design amigável.
- Funcionalidade do carrinho de compras.
- Otimização para dispositivos móveis.
- Gestão de campanhas promocionais.
- Coleções sazonais.
- Descrições e detalhes do produto.
- Especificações.
- Check-out simplificado
Seus fornecedores de materiais determinam a qualidade do seu produto. Em outras palavras, seu fornecedor afeta a reputação da marca, as taxas de retenção de clientes e o sucesso geral.
Escolha um nicho
Uma das primeiras coisas que você precisa fazer ao vender semijoias online é escolher um nicho. Que tipo de joia você quer vender? Você quer se concentrar em um determinado material, como ouro ou prata? Ou talvez você queira vender bijuterias.
Depois de decidir sobre um nicho, será mais fácil direcionar seus esforços de marketing e criar uma identidade de marca.
Aqui estão alguns nichos comuns de joias que você pode explorar:
- Joias vintage;
- Bijuterias;
- Joias finas;
- Joias feitas à mão;
- Joias de aço inoxidável;
- Joias em prata;
- Joias masculinas;
- Joias personalizadas.
Busque seus fornecedores
Seus fornecedores de materiais determinam a qualidade do seu produto. Em outras palavras, seu fornecedor afeta a reputação da marca, as taxas de retenção de clientes e o sucesso geral.
Este é um passo que exige tempo, por isso, não tenha pressa. Dedique atenção para encontrar fornecedores de qualidade e que ofereçam um preço competitivo, além de um prazo de entrega satisfatório.
Dê atenção especial a identidade de marca
Construir uma identidade de marca é um passo extremamente importante para o desenvolvimento de qualquer negócio. Você precisará de uma voz de marca distinta, valores centrais claramente definidos, declarações de missão e visão e uma proposta de valor exclusiva que o diferencie.
Com sua identidade de marca, você comunicará a sua marca através do nome, logotipo e cores. O principal benefício da identidade de marca é que ela cria um forte relacionamento com os clientes com maior probabilidade de se tornarem clientes recorrentes, e não compradores únicos. A identidade de marca é a melhor maneira de diferenciar e destacar uma empresa dos concorrentes.
Benefícios de construir uma identidade de marca forte:
- Aumenta a confiança dos consumidores;
- Traz maior reconhecimento em um mercado lotado;
- Aumenta a lealdade dos clientes;
- Vendas e desempenho consistentes;
- Aumento de leads e potencial de vendas;
- Maior credibilidade no setor;
- Maior controle sobre preços.
Crie presença nas mídias sociais
Antes mesmo de lançar o seu e-commerce, comece a criar relevância nas redes sociais. Através das redes sociais você aproxima-se do seu público, aumenta o conhecimento da marca e atrai novos clientes. Além disso, a rede social vai funcionar como uma fonte de tráfego poderoso para o seu e-commerce.
Mas lembre-se que você não precisa necessariamente estar presente em todas elas. Analise o objetivo de cada uma e avalie se fazem sentido conforme seu público-alvo. Com as redes sociais mais estratégicas selecionadas, comece a produzir conteúdo para os seus consumidores. Busque mesclar materiais mais comerciais com materiais mais educativos.
Escolha sua plataforma de e-commerce
Uma vez que você tem seu mix de produtos e seus fornecedores, você precisa de um local para vender suas joias online. A plataforma que você escolher deve ser segura, além de entregar atualizações e permitir personalizações. A escolha da plataforma que dará suporte a sua loja virtual é o aspecto central que ditará a qualidade do seu negócio online.
Você deve levar em conta alguns aspectos na hora de escolher sua plataforma de e-commerce. Se os planos estão de acordo com o que você pode investir, se o painel de administração é intuitivo, quais formas de pagamento são aceitas, como funcionará a integração com ferramentas de gestão, oferece integração com diferentes canais de venda, o suporte ao cliente é satisfatório…
Na plataforma BW Commerce você encontra todos estes pré-requisitos. A plataforma atende diferentes públicos, seja B2B ou B2C e possui ferramentas que são ideais para o segmento de joias, semijoias e acessórios.
Crie campanhas publicitárias de mídia paga para aumentar a conscientização e impulsionar as vendas.
Para criar reconhecimento de marca e engajar o público por meio do processo de consideração é interessante que você impulsione sua loja virtual através da mídia paga, como Google Ads, Instagram Ads e Facebook Ads. Com esta estratégia, você alcançará clientes potenciais com base em sua localização, idade, interesses entre outros critérios.
Entre os benefícios da mídia paga estão o aumento do tráfego e taxa de conversão do site de vendas. Não investir em mídia paga hoje em dia é o mesmo que desperdiçar oportunidades de venda.
Trabalhe com influenciadores para criar reconhecimento e confiança da marca
Um influenciador é alguém com presença nas mídias sociais, que tem a capacidade de persuadir como as pessoas compram. Os influenciadores têm um alto grau de autoridade como fontes confiáveis de informação. Dessa forma, os influenciadores são um canal que podem ajudar a divulgar a sua marca e seus produtos para um público maior e potencial.
Lembre-se de que as campanhas precisam fazer mais do que apenas vender – parcerias fortes entre influenciadores e marcas são construídas com base no alinhamento de valores. Você pode trabalhar não necessariamente com grandes influenciadores, com número expressivo de seguidores. É possível trabalhar com micro influenciadores focados no seu nicho. Dessa forma, o investimento é menor e mais flexível.
Agora que você já sabe os principais pontos para levar em consideração ao abrir uma loja de semijoias online, que tal dar o primeiro passo? Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você.