E-commerce x marketplace: qual a diferença?

12 de agosto de 2024
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12 de agosto de 2024 mandabem

As compras online seguem em crescimento constante e ainda há potencial para ser explorado para os próximos anos. Nesse cenário, e-commerce e marketplace são dois conceitos importantes. Por isso, para quem já empreende na área ou para quem tem interesse em começar, é necessário entender as principais diferenças entre os dois, suas características e vantagens. Assim, você consegue escolher qual dos modelos de negócio atendem melhor aos seus objetivos.

A escolha entre os dois formatos impacta diretamente a estratégia e a operação das vendas pela internet. A seguir, confira as principais particularidades de cada um.

O que é e-commerce?

O e-commerce é todo tipo de comércio eletrônico, incluindo marketplace. É uma loja online em que a marca vende seus produtos, abarcando desde a compra até a entrega. A modalidade está em crescimento constante, somente em 2023 o número de lojas virtuais aumentou 16,5%, chegando a mais de 1,9 milhão, de acordo com a pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, realizada pela empresa de dados BigDataCorp.

Existem muitos recursos que facilitam a abertura de uma loja virtual. Durante esse processo, pode haver a terceirização de alguns serviços, mas o produto adquirido vem diretamente da empresa. A marca vende ao consumidor apenas os itens que possui em seu próprio estoque e que fazem parte de seu catálogo de produtos.

O que é marketplace?

No marketplace diversos vendedores oferecem seus produtos e serviços a diferentes consumidores utilizando a mesma plataforma. É um modelo que facilita para quem deseja ter seu próprio negócio.

Dessa forma, o consumidor não compra diretamente da marca, mas da empresa que é dona do varejo digital. Nesse modelo, uma empresa media os negócios entre inúmeros compradores e vendedores.

Quais as principais diferenças entre e-commerce e marketplace?

A principal diferença é no que se refere ao modelo de negócio, porém existem outras que impactam o funcionamento. Veja mais a seguir.

 Investimentos

Ainda que seja pequeno, alguns custos são básicos no e-commerce. Nesse modelo, é preciso investir mais em mão de obra, locais para armazenamento, provedores logísticos, entre outros.

Já quando falamos do marketplace, alguns desses custos são excluídos. É preciso ter um site e gerenciar as operações. Outra diferença é que o número de colaboradores tende a ser menor e não há a necessidade de armazenar produtos.

Assim, o marketplace conecta lojas aos clientes, repassando a informação de compra, e a marca é que fica responsável por fazer o envio para o comprador.

Lucratividade

Ambos os modelos podem ser vantajosos no que diz respeito à lucratividade. Esse fator pode ser avaliado de duas formas.

Enquanto os e-commerces geram receita oferecendo produtos específicos de alto valor agregado a um nicho, os marketplaces lucram com o volume, obtendo pequenos percentuais sobre uma grande quantidade de vendas realizadas em uma ampla variedade de itens.

Forma de pagamento

Há poucas diferenças entre o marketplace e o e-commerce em relação às formas de pagamento. As lojas online costumam oferecer formas de pagamento como cartão de crédito, boleto, PIX, entre outras.

Para o marketplace, as formas de pagamento podem seguir as mesmas das lojas online, disponibilizando o checkout direto em seu site e se responsabilizando diretamente por cada compra. Outra forma é escolhendo fazer o redirecionamento. Se for o caso, eles apenas expõem o produto e na hora de realizar o pagamento, o cliente é levado ao site da marca.

Competitividade e alcance

Tanto no e-commerce quanto no marketplace haverá concorrência. Empresas têm seu próprio público-alvo e persona, para quem seus produtos são vendidos. Mesmo que a seleção de itens seja limitada, esse é o seu nicho, e a estratégia é ser fiel a ele. Os e-commerces operam dessa maneira, sempre alinhados à proposta da marca.

Por outro lado, os marketplaces têm uma atuação mais ampla. Eles não costumam se limitar a um mercado específico, o que lhes proporciona um alcance maior, ainda que não promovam tanto engajamento e fidelização.

Dessa forma, usuários que chegam a um marketplace, geralmente, vêm de buscas por produtos na Web e podem não retornar ao site no futuro. No e-commerce, devido ao seu direcionamento específico, há uma chance maior de retorno dos clientes

Logística

A operação logística pode ser mais simplificada para quem vende no marketplace, isso se a plataforma utilizada tiver facilidades neste quesito. É importante ter em mente que nem toda plataforma oferece estes serviços. Além disso, não é necessário se preocupar com estoques. Porém quem facilita ao máximo a gestão operacional dos vendedores, ganha a preferência de quem compra e vende.

Já para o e-commerce, é necessário cuidar de toda a logística, o que inclui etapas como o armazenamento, a separação, o preparo e o envio das mercadorias. Para isso também é necessário ter parceiros logísticos para realizar os envios com eficiência.

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Agora que você já conhece o que é um e-commerce e um marketplace, ficou claro visualizar as diferenças e semelhanças entre os dois modelos de negócio. Ambos necessitam de um parceiro logístico de eficiência. Para isso você pode contar com a Manda Bem.

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