Oficialmente, a Black Friday acontece no dia 24 de novembro, mas não é bem assim que funciona para as empresas. Há muito trabalho até chegar na sazonalidade e, nós sabemos, quanto mais planejamento, mais chances de superar os números do ano anterior.
O Instagram continua sendo uma importante plataforma de divulgação e venda para os negócios e uma coisa é certa: quanto mais você se organizar e ficar por dentro do que a ferramenta tem a oferecer, mais impactantes podem ser os seus resultados nesta Black.
Pensando nisso, mostramos 10 dicas para você vender mais nesta Black Friday utilizando, com excelência, o que de melhor o Instagram tem a oferecer. Vamos lá?
Black Friday: 10 dicas para vender mais no Instagram
1. Adeque sua loja ao Instagram
A partir de uma conta comercial dentro do Instagram, utilize o recurso Instagram Shopping, em que se pode criar uma loja virtual para que os usuários conheçam e comprem produtos sem sair da rede social. Essa pode ser mais uma vitrine para o seu negócio.
2. Crie uma bio e um link
Quando clicamos em um perfil, queremos informações rápidas. Assim, você deve apresentar o seu negócio abaixo da arroba da empresa, de forma resumida. Em seguida, deve inserir um link (o link da bio), que pode levar até o seu site ou a uma landing page com todas as informações do negócio.
3. Antecipe-se na Black Friday
Promoções, combos, preços atrativos para seguidores. Tudo isso é muito importante na Black, mas provavelmente só funcionará se você se planejar como negócio e pensar sua estratégia de marketing com antecedência, muito antes de divulgar ofertas e produtos.
4.Utilize os stories para ganhar alcance
Muitas vezes, os stories chegam até os seguidores com mais constância que os posts no feed. Pensando nisso, crie estratégias de postagens criativas e divertidas utilizando as funcionalidades dos stories para gerar engajamento e ampliar a sua voz na plataforma.
5. Reposte conteúdos dos usuários
Esteja sempre em comunicação com seus seguidores e incentive-os a compartilhar conteúdos relacionados à sua marca. Essa interação, orgânica e muito rica, deve ser constante e só tem a fortalecer seu branding e fidelizar usuários.
6. Invista em um site seguro e organizado
Do celular ou de um notebook. Não importa de onde o usuário acessa seu site, ele deve funcionar com fluidez, velocidade e sem bugs. Além disso, todas as promoções dentro do site devem estar iguais às que foram divulgadas.
7. Crie parcerias com influenciadores
Sabe aquela publi que não parece ser uma? Significa que deu certo. Há muitos influenciadores no mercado, escolha aqueles que têm a cara do seu negócio. Invista em parcerias e crie estratégias divertidas para a divulgação dos seus produtos. Este é um ótimo caminho para alcançar mais usuários e fortalecer seu nome nas redes.
8. Utilize os reels para divulgar produtos
O Instagram é uma rede bastante visual. Produza vídeos e imagens envolventes e de qualidade. Aproveite os reels para falar melhor e de forma dinâmica sobre um produto. Ah, não esqueça de criar uma hashtag original para monitorar o alcance da sua campanha na Black.
9.Utilize técnicas de SEO
As técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca) dão visibilidade ao seu negócio nas pesquisas do Google e também podem ser utilizadas no Instagram. Na prática, você adiciona palavras-chave em suas legendas e hashtags com o objetivo de destacar a sua marca nas buscas feitas pelos usuários no Instagram.
10. Faça um teste com Instagram Ads
Para dar um up naquelas postagens que não chegaram organicamente a seu público-alvo, vale apostar em mídia paga e fazer testes. Assim, você entende os resultados desse investimento, comparando antes e depois e planejando ações futuras.
Seguindo essas dicas, você pode abrilhantar sua estratégia digital nessa Black Friday.
Explorar os recursos do Instagram nada mais é do que ampliar suas chances de fazer bons negócios.
Boas vendas e uma excelente Black Friday!