2024 já começou com tudo. E com ele surgem novas oportunidades para o seu negócio. Para aproveitar essas oportunidades e impulsionar suas vendas online neste ano, é muito importante que você esteja atualizado sobre as principais tendências do e-commerce.
Neste artigo você vai ficar por dentro das tendências que estão em alta no mercado de e-commerce para este ano. Continue a leitura e aproveite os insights!
As 9 principais tendências do e-commerce para 2024
- Vídeos e experiência do consumidor
Vídeos já são tendência a alguns anos, principalmente com a ascensão dos formatos stories e reels, em redes sociais como Instagram, TikTok e Youtube.
Uma estratégia interessante e que pode aumentar o tempo de permanência do consumidor na sua loja virtual é inserir vídeos demonstrativos dos seus produtos no e-commerce.
Além disso, é uma alternativa efetiva para reduzir o número de trocas e devoluções, sendo que no vídeo o cliente pode ter uma visão mais realista do seu produto.
Então, em 2024, capriche nas produções e aposte nos vídeos para complementar a apresentação dos seus produtos no e-commerce.
2. Comércio Híbrido
Cerca de 80% dos consumidores consideram agora que o cenário é “figital”: a tecnologia preenche a lacuna entre os mundos digital e físico. Portanto, as compras híbridas, que misturam experiências digitais e físicas, fornecem uma vantagem competitiva para os negócios.
Também conhecido como venda omnichannel, integra diferentes canais para fornecer uma experiência fluida.
3. IA Generativa
A Inteligência Artificial é uma tecnologia que imita a inteligência humana. Em 2023, esse foi um dos assuntos mais comentados no mercado. E em 2024 a tendência continua.
A IA generativa, como o ChatGPT e Midjourney, são tecnologias capazes de criar conteúdo original autonomamente. É possível usar a IA generativa para produção de de comunicação em texto e imagens, otimização de campanhas pagas, criação de conteúdos otimizados para SEO e até mesmo automatização do atendimento ao cliente.
4. Voice Commerce
Uma tendência também relacionada à IA é o uso de voice commerce. Essa tecnologia permite comprar produtos através de comando de voz, substituindo a digitação. Essa é a oportunidade.
Aproveitar essa oportunidade pode potencializar a visibilidade e as vendas de sua loja online, posicionando-a nos primeiros resultados das pesquisas por voz realizadas nessas tecnologias. Para alcançar esse objetivo, é essencial aprimorar o SEO do e-commerce e otimizar o site para proporcionar uma experiência de navegação fluida em dispositivos móveis.
5. Refinamento da estrutura logística
Uma das principais reclamações dos consumidores ao comprar online é em relação aos prazos de entrega e atrasos. Considerando que o prazo de entrega é um requisito crucial para a satisfação do cliente, a busca por agilidade tem impulsionado o mercado de envio expresso.
Nesse sentido, a entrega no mesmo dia vem caindo no gosto do consumidor. Já oferecida por grandes varejistas, a tendência é que essa estratégia seja adotada por cada vez mais e-commerces.
6. Pagamentos por Pix
Nos últimos anos, temos presenciado a aderência do Pix pelos consumidores no e-commerce. Isso se deve a compensação imediata das transações, assim como o uso do método de pagamento como estratégia promocional. Em 2024 o Pix ganhará ainda mais espaço, podendo superar a adesão de meios de pagamento mais tradicionais.
7. Retail Media
O retail media nada mais é do que uma estratégia de mídia paga em que grandes plataformas de compra, como marketplaces, cedem espaços publicitários estratégicos para que outras marcas anunciem.
O grande diferencial do Retail Media é impactar o cliente no momento certo, quando ele está pronto para tomar uma decisão de compra.
8. Sustentabilidade
Você sabia que quase 80% dos consumidores consideram a sustentabilidade de uma marca ao realizar uma compra? O tópico já vem sendo discutido a alguns anos e permanece como uma tendência crescente em 2024.
Algumas práticas sustentáveis que vêm sendo adotadas pelos e-commerces é a redução da geração de descartes, utilização de embalagens biodegradáveis e contar com fornecedores ecologicamente responsáveis.
Seguindo a pauta sustentabilidade, um modelo de negócio que vem ganhando espaço no e-commerce é o recommerce, também conhecido como comércio reverso, que nada mais é do que a venda de produtos de segunda mão.
9. Diversificação de canais de venda
A ideia é estar onde seu cliente está, independente de qual seja o canal de venda. Neste caso, é oferecido aos consumidores diferentes opções de compra, seja por meio de loja virtual, redes sociais, marketplaces e até loja física.
Conclusão
Essas são as 9 principais tendências do e-commerce para você ficar de olho e aplicar no seu e-commerce. É indispensável que você se adapte se quiser potencializar seus resultados.
Para aproveitar as tendências de e-commerce 2024 é fundamental contar com ferramentas inovadoras. A plataforma de e-commerce BW Commerce é uma excelente alternativa para você vender online com recursos avançados para o atacado e varejo. Com a BW Commerce, você estará pronto para enfrentar os desafios do mercado e aproveitar ao máximo as oportunidades de crescimento.