Ano sai, ano entra, e há sempre um buzz a respeito do que é tendência para o consumidor. Afinal, o que veio para ficar no universo do e-commerce?
Após as fortes mudanças a que fomos submetidos em 2020, com a pandemia, seguidas do crescimento acelerado do mundo online como um todo, finalmente a poeira assentou e podemos enxergar o panorama com um pouco mais de calma.
Quando falamos nos negócios virtuais, o que não pode faltar em 2024 para manter sua empresa competitiva? Vem comigo que eu te conto.
Tendências do commerce para 2024
Educação contínua
Em tempos em que tudo se transforma velozmente, fica para trás aqueles que não estão a par das inovações e não se capacitam para melhorar. O compromisso com a educação contínua para você e o seu time de funcionários deve ser priorizado como algo essencial para a saúde da sua empresa.
Mais que vender, impactar
Os clientes estão cada vez mais exigentes e buscam produtos que reflitam os seus valores. Trabalhar essa relação a longo prazo significa estar na pré-venda, no durante e após a conversão. Isso fará com que seu nome permaneça na mente e nas intenções do consumidor.
A ética de ser sustentável
Como consequência das ações predatórias do ser humano, o mundo chegou a um lugar preocupante. Por isso, você deve se voltar e demonstrar seus esforços e compromisso com a redução do impacto ambiental em toda a cadeia tocada pelo seu negócio.
Continue analisando os seus dados
Entender os pontos altos e baixos das suas ações dificilmente sairá de moda. Com os dados da sua empresa à sua mão, as chances de realizar campanhas mais certeiras só aumentam e fica mais fácil entender o que deu certo e em que não se deve mais insistir.
Outro nível de personalização
Cada vez mais sofisticadas, a experiência de personalização cresce a ponto de prever os desejos íntimos do consumidor. Os mecanismos de inteligência artificial trabalham para se aprofundar no conhecimento sobre os comportamentos e preferências do cliente, indicando ofertas e produtos ainda mais exatos.
À medida que o mundo se transforma, o commerce se adapta para melhor servir os usuários. Os canais digitais de compras vêm ganhando força justamente por otimizar suas ferramentas para chegar cada dia mais perto do que o consumidor deseja.
Engajamento por todos os lados
Produzir conteúdo continua forte. Deixar seu “rastro” pela internet ajuda a construir e fortalecer o seu nome. Seu blog, email marketing e, claro, suas redes sociais devem funcionar para contar histórias e fomentar o reconhecimento de marca.
Social commerce
Outra tendência que ganha continuidade em 2024 é a de fazer compras dentro da própria plataforma de mídia social, como Instagram e TikTok. Algo que já vinha sendo feito, mas que deve ser otimizado, a ponto de se realizar transações de forma facilitada e intuitiva, dentro de anúncios.
Clube de assinaturas
Fazer parte de um clube de assinaturas não é uma ideia nova. Essas comunidades sempre tiveram seu espaço e foram, aos poucos, ganhando nova roupagem. Há clubes de todos os tipos: de vinhos, cafés, livros, produtos de beleza, roupas… as pessoas gostam de fazer parte de um grupo com a sensação de exclusividade e, claro, de receber produtos novos em suas casas regularmente.
Marketplaces firmes e fortes
Compras em marketplace cresceram, se consolidaram e se mantêm fortes em 2024. Um dos motivos que fazem esse crescimento ser tão robusto é a comodidade, para os consumidores, de se fazer tudo em um só lugar. Os empreendedores, por sua vez, podem contar com uma estrutura confiável, sem a necessidade de investir, do zero, no próprio commerce.
À medida que o mundo se transforma, o commerce se adapta para melhor servir os usuários. Os canais digitais de compras vêm ganhando força justamente por otimizar suas ferramentas para chegar cada dia mais perto do que o consumidor deseja.
Agora me conta, qual dessas tendências é prioridade para o seu negócio em 2024?